A despedida após a morte
 

A notícia da morte de alguém próximo marca o início de um processo de luto, difícil mas necessário.
 

Assistimos com frequência à passagem demasiado rápida e pouco emotiva pelos rituais de despedida, reduzindo-os às formalidades inevitáveis.
 

Esta tentativa de banir a morte da realidade da vida quotidiana não evita o sofrimento e tem pesadas consequências. O silêncio e o vazio que se instalam à sua volta levam a que este momento se torne ainda mais assustador e solitário.
 

Queremos ajudar os familiares, amigos e pessoas próximas na criação de momentos de homenagem que celebrem a vida da pessoa que morreu, o que foi para nós e o que de si ficou connosco.

 

Oferecemos dois tipos de cerimónias, similares na sua estrutura, mas que ocorrem em momentos diferentes:
 

- Cerimónias fúnebres, que antecedem o funeral;

- Memoriais que ocorrem em momentos posteriores.

 

Estrutura
 

A construção de uma cerimónia de despedida implica um tempo de recolhimento e de presença, um tempo autêntico para a cerimónia.
 

Preparamos, em conjunto com os mais próximos e disponíveis, uma cerimónia de homenagem e acompanhamos todo o seu desenrolar.
 

Os elementos que compõe a cerimónia poderão ser os seguintes:

- Textos literários (poemas, excertos de livros…) de que a pessoa homenageada gostava particularmente;

- Textos que evoquem a pessoa homenageada, relembrem memórias comuns, recordem episódios e evidenciem as suas características.

- Escolhas musicais para se integrarem na cerimónia, não necessariamente solenes mas acima de tudo músicas que a pessoa gostava, que acompanharam momentos marcantes da sua vida.

- Fotos ou vídeos que poderão ser trazidos pelos presentes e expostos enquanto decorre a cerimónia.

- A existência de uma foto ampliada que ficará em destaque e pode ser replicada para que todos possam guardar uma recordação com significado.

 
 

Preparar em vida a sua despedida
 

Por muitas razões, todas elas muito pessoais, algumas pessoas gostariam de deixar a sua despedida já preparada, podendo escolher como é que decorrerá o momento e o que gostaria de partilhar com as pessoas significativas nesse momento.
 

Nem sempre é fácil pôr este desejo em prática. A Arena do Tempo pode fazê-lo consigo, assegurando, quer do ponto de vista de organização, quer nos aspectos legais, que tudo decorrerá como deseja.

Todos os direitos reservados a Arena do Tempo | Desenvolvido por Makeadream - Brand Culture